Topo

Parto natural em casa é registrado por fotógrafo em São Paulo

Do UOL

Em São Paulo

26/11/2013 13h54Atualizada em 26/11/2013 14h37

A designer de interiores Manuela Mitre e o marido, André Freire, permitiram que o fotógrafo da Agência Reuters Nacho Doce registrasse a chegada do segundo filho, Gael, no último dia 6. O parto foi realizado em uma piscina na casa do casal, em São Paulo, com a presença da obstetriz Cristina Balzano, uma assistente e da pediatra Ana Paula Caldas.

A banheira e o ambiente com pouca luz reproduzem o útero, segundo os defensores do parto natural. "O parto é um evento familiar, fisiológico", diz Manuela Mitre ao UOL. Ela já participou de duas marchas em defesa do parto humanizado realizadas em São Paulo.

No nascimento da primeira filha, Alice, ela chegou a passar por parto natural na água também, mas em ambiente hospitalar. "Não passei por anestesia e mesmo assim tive que ficar duas horas separada da minha filha, que foi para o berçário depois do parto", lembra. Desta vez, como a gravidez ocorreu sem complicações, ela decidiu ter o bebê em casa.

Alice, que está com 2 anos, acordou sozinha às 4 da manhã para ver o irmãozinho nascer e até ajudou o pai, depois, a esvaziar a água suja de sangue da banheira. "Ela ficou superemocionada e até cantou para mim durante o parto", conta a mãe.

Apesar de o movimento em defesa do parto natural e em casa ter crescido bastante no país e contar com o apoio de muitos médicos, o Conselho Federal de Medicina (CFM) já divulgou recomendação para que os profissionais atuem somente em partos feitos em ambiente hospitalar.