Topo

Esse conteúdo é antigo

Não dá para todos se vacinarem contra a gripe no 1º dia, diz Ministério

Istock
Imagem: Istock

Do UOL, em São Paulo

24/03/2020 18h16

O secretário-executivo do Ministério de Saúde, João Gabbardo dos Reis, disse hoje durante coletiva de imprensa para atualizar informações sobre coronavírus no Brasil que não dá para todos buscarem a vacina para a gripe nos primeiros dias.

'Se todos quiserem se vacinar no 1º dia, no 2º dia, não vai ter o suficiente. Mas todos os dias estaremos mandando 1 milhão de doses de vacinas para todos os estados", garantiu.

A vacinação contra influenza não protege contra o coronavírus, mas vai auxiliar os profissionais de saúde no diagnóstico para a covid-19, ao descartarem os vários tipos de gripe na triagem da população vacinada.

Gabbardo dos Reis ainda afirmou que, normalmente, o Ministério espera o Instituto Butantan produzir um número grande de vacinas para começar uma campanha, mas neste caso achou melhor ir distribuindo aos poucos.

A campanha da vacinação contra a gripe, que teve início oficialmente ontem, começou com 10 milhões de doses.

"A população e os meios de comunicação precisam ter um pouco de compreensão deste processo. Para antecipar, vamos liberando as vacinas à medida que estão sendo fabricadas", disse o secretário.

"A outra opção era não iniciar agora, esperar ter um quantitativo de vacinas para que com a distribuição elas não faltassem. Optamos pela primeira opção e acho que fizemos o certo. Agora tem que ter compreensão", completou.