Topo

Esse conteúdo é antigo

Veja fotos do hospital instalado no Pacaembu para vítimas do coronavírus

Do UOL, em São Paulo

31/03/2020 18h28

Foram divulgadas hoje as primeiras fotos das obras de instalação do hospital de campanha que está sendo montado no Estádio do Pacaembu, na zona oeste de São Paulo, para pacientes do coronavírus.

Serão instalados 202 leitos no local. Quando uma UBS, uma UPA ou algum pronto-socorro da cidade receber e diagnosticar alguém com covid-19, o paciente será enviado para os hospitais de campanha. Neles, ficarão sem acompanhante e sem receber visita, por cerca de 14 dias — até que o quadro se estabilize.

O Estado vai destinar R$ 50 milhões para que a Prefeitura de São Paulo amplie as instalações e aumente os leitos de Unidade de Terapia Intensiva, medidas para dar conta de atender ao aumento na demanda de pacientes diagnosticados com covid-19.

Quando anunciou a transformação do estádio em hospital, o prefeito Bruno Covas, ao lado do secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, explicou que os leitos serão destinados a pacientes cujos casos são de baixa e média complexidade.

"É um hospital de retaguarda. As pessoas virão para cá para passar o período de dez a 14 dias e, após se estabilizarem, serão encaminhadas para suas casas", afirmou Covas, em entrevista coletiva na última quarta-feira (25).

Covas e Aparecido disseram que, se necessário for, mais leitos serão construídos.

"Os leitos que serão construídos são suficientes para o cenário atual do crescimento de coronavírus na cidade. Não são estruturas pequenas. Para um hospital como esse, foram mobilizadas 13 categorias de profissionais da saúde. Famílias não poderão visitar, mas teremos áreas preparadas para recebê-las e comunicar a respeito do quadro de saúde dos pacientes", afirmou o secretário.