Topo

Esse conteúdo é antigo

Pará reclama de quantidade de vacinas e pede explicação à Saúde

Helder Barbalho disse que espera uma nova divisão nos próximos lotes que serão enviados ao estado - Alan Santos/PR
Helder Barbalho disse que espera uma nova divisão nos próximos lotes que serão enviados ao estado Imagem: Alan Santos/PR

Do UOL, em São Paulo

09/02/2021 13h41

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), enviou um ofício ao Ministério da Saúde pedindo explicações sobre a quantidade de vacinas contra a covid-19 recebidas pelo estado.

O Pará diz que recebeu 315.840 doses, o que de acordo com a conta do governo estadual seria suficiente para imunizar 2,10% de sua população — levando em conta as duas doses.

"Pessoal, estou encaminhando ao Ministério da Saúde um ofício para saber porque o Pará foi o Estado que menos recebeu vacinas, cerca de 2,10% apenas. Vamos aguardar uma reparação para que o Estado do Pará não seja prejudicado", escreveu Helder Barbalho..

No vídeo, Helder Barbalho diz que um levantamento feito pela sua equipe indicou que o estado foi o que, proporcionalmente, recebeu menos doses em relação à população. Por isso, ele pediu para saber os critérios adotados para a distribuição.

"Fizemos levantamento e, de todos os lotes, o estado do Pará foi o que menos recebeu. Na relação, é o equivalente a 2,1% da nossa população. Roraima tem 8,2%. Não vamos admitir isso. Não queremos nada mais que os demais estados, mas não aceitaremos nada a menos", explicou.

Helder Barbalho disse que recebeu uma resposta de que "haverá um conserto para aumentar o número de vacinas", mas que "vai aguardar com a expectativa de que o erro seja corrigido".

O UOL entrou em contato com o Ministério da Saúde e espera um posicionamento sobre a reclamação do governador do Pará.