Topo

Esse conteúdo é antigo

Litoral de SP confirma primeiro caso de variante britânica da covid-19

Imagem ilustrativa de UPA em Peruíbe; enfermeiro da cidade teve caso confirmado de covid-19 pela variante britânica - Prefeitura de Peruíbe/Divulgação
Imagem ilustrativa de UPA em Peruíbe; enfermeiro da cidade teve caso confirmado de covid-19 pela variante britânica Imagem: Prefeitura de Peruíbe/Divulgação

Maurício Businari

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

17/02/2021 15h55Atualizada em 17/02/2021 16h01

Foi confirmado hoje o primeiro caso de contágio no litoral paulista pela variante britânica do novo coronavírus, batizada de B.1.17. A confirmação foi divulgada pela prefeitura de Peruíbe, na Baixada Santista, que recebeu oficialmente ontem, por email, o resultado do exame realizado em um laboratório especializado, em São Paulo.

A variante britânica é mais contagiosa que a cepa do coronavírus original, dizem cientistas. Documento divulgado pelo governo do Reino Unido estima que a nova cepa aumente em até 60% o risco de morte e de internação.

O contaminado, do sexo masculino, é enfermeiro, tem 45 anos e mora na cidade, no bairro Belmira Novaes, mas trabalha na capital paulista em um hospital. Os primeiros sintomas tiveram início no dia 27 de dezembro de 2020, o que o levou a buscar atendimento em uma unidade de saúde na cidade de São Paulo.

Segundo revelou ao UOL a secretária de Saúde de Peruíbe, Mariana Trazzi, somente no dia 6 de janeiro deste ano o paciente realizou o exame do cotonete (SWAB), com o objetivo de coletar amostra da secreção nasal. E realizou também exame PCR, considerado o padrão-ouro no diagnóstico da covid-19, cuja confirmação é obtida através da detecção do RNA do SARS-CoV-2 na amostra analisada, preferencialmente obtida de raspado de nasofaringe.

Paciente foi internado em 14 de janeiro

No dia 8 de janeiro, foram confirmados o PCR e o SWAB, ambos positivos para o novo coronavírus. E ontem foi confirmado, através de um estudo genético realizado pelo laboratório paulistano, que ele havia sido infectado por uma variante do novo coronavírus, a variante britânica.

"A nossa Vigilância não havia sido comunicada até então. Como ele foi atendido em São Paulo, não chegou para nós o comunicado desse atendimento. Às vezes, demora mesmo para chegarem até nós essas comunicações", afirma a secretária, acrescentando que só teve conhecimento do caso no dia 12 de janeiro, quando o paciente buscou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município com sintomas mais graves da doença, como apneia e febre alta.

Ao enfermeiro, foi recomendado que voltasse para casa e, no dia 14 de janeiro, já sem suportar mais os sintomas, retornou à UPA. Foi quando então, finalmente, ele foi transferido para o Hospital Regional de Itanhaém, onde permaneceu internado. Alguns dias depois, a Vigilância de Peruíbe perdeu contato telefônico com o paciente, vendo-se obrigada a enviar agentes de saúde ao endereço residencial.

"Encontramos o paciente em casa, já tinha tido alta. No momento, está se recuperando da doença, mas seu quadro é estável. Continuamos acompanhando o caso até três dias após o término dos sintomas", acrescenta Mariana, dizendo que as medidas tomadas pelo município, assim que soube do caso, foram monitorar o paciente e os amigos e familiares que se tornaram sintomáticos, intensificar a vacinação e aumentar a divulgação de cuidados sanitários necessários na cidade (higienizar mãos com sabão ou álcool gel, usar máscaras e manter o distanciamento social).

Um outro caso de novas variantes no litoral paulista é investigado em Santos. A prefeitura não informou se o caso foi confirmado. Por meio de nota, declarou que o acompanhamento dos casos de novas variantes está a cargo do estado de São Paulo que, até o presente momento, não emitiu nenhum comunicado ao município em relação a uma eventual circulação de novas variantes na Baixada Santista.

Números no estado

A Secretaria da Saúde de São Paulo evitou comentar sobre o caso ocorrido em Peruíbe. Tampouco confirmou o caso suspeito em Santos, atribuindo ao município a responsabilidade em realizar e divulgar a investigação epidemiológica.

Também por meio de nota, informou que foram confirmados em todo o estado, até segunda-feira (15), 25 casos de covid-19 da cepa (sinônimo de "variante" ou "linhagem") de Manaus. Foram registrados nove casos na capital; três em Jaú; um de Águas de Lindóia; e 12 em Araraquara. Houve também sete casos da variante britânica (B.1.17) previamente confirmados neste ano, sendo cinco da capital e dois de Sorocaba.

A Baixada Santista registrou 369 novos casos confirmados de covid-19 nesta terça-feira e oito mortes. Ao todo, a região soma 99.997 confirmações e 3.189 óbitos pela doença. São 2.215 casos suspeitos, 93 mortes sob investigação e 85.859 pacientes recuperados. O número de hospitalizados chega a 241 pacientes.