Topo

Esse conteúdo é antigo

Mato Grosso do Sul amplia toque de recolher e aumenta medidas contra covid

09.mar.2021 - O governador de MS, Reinaldo Azambuja (PSDB), ao centro, entre os secretários de Saúde, Geraldo Resende, e de Educação, Maria Cecília - Chico Ribeiro/Governo do MS
09.mar.2021 - O governador de MS, Reinaldo Azambuja (PSDB), ao centro, entre os secretários de Saúde, Geraldo Resende, e de Educação, Maria Cecília Imagem: Chico Ribeiro/Governo do MS

10/03/2021 15h06

O governo de Mato Grosso do Sul estendeu o toque de recolher em todo o estado e ampliou as restrições para tentar conter o contágio pelo novo coronavírus. O anúncio foi publicado hoje no Diário Oficial.

Agora, a circulação de pessoas e veículos fica restrita entre 20h e 5h. No mês passado, quando o toque de recolher foi instituído, a restrição começava a partir das 22h.

De acordo com o governo estadual, poderão funcionar durante o toque de recolher apenas os serviços de saúde, transporte e alimentação (por delivery), além de funerárias, postos de gasolina e indústrias. Os supermercados também permanecem abertos.

Ainda assim, os estabelecimentos devem seguir as medidas de segurança e respeitar a capacidade máxima de 50% de ocupação, além de garantir o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os clientes.

A regra muda no final de semana: aos sábados e domingos, serviços "que não sejam classificados como de natureza essencial" poderão funcionar no período das 5h até as 16h.

Em caráter excepcional e temporário, o governo do Mato Grosso do Sul também autorizou a instalação de barreiras sanitárias em aeroportos e em pontos de fiscalização nas rodovidas.

"O disposto neste Decreto não impede que os municípios adotem medidas restritivas mais rígidas, de acordo com a situação epidemiológica verificada e as particularidades locais", ressaltou a medida.

O decreto entra em vigor no dia 14 de março e segue em vigência por 14 dias.

Ontem, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) suspendeu as atividades presenciais nas escolas e determinou o ensino remoto na rede estadual a partir de hoje. Ele disse que os alunos poderão retornar às aulas "quando a ciência determinar que é seguro".

"Nós estamos atingindo um aumento de 67% de óbitos em Mato Grosso do Sul. Fechamos o número em 3.491 pessoas que perderam a vida. Em praticamente duas regiões, a macrorregião de Campo Grande e a de Dourados, quase a totalidade dos leitos de UTI foram utilizados. Temos um grande volume de pessoas internadas e uma variante nova com volume exponencial de contaminações", disse o governador ao justificar a decisão.

Em uma reunião com prefeitos do Mato Grosso do Sul, a secretária-adjunta de estado de Saúde, Crhistinne Maymone informou que o estado chegou a 724 pessoas internadas em decorrência da covid-19, o maior número desde o início da pandemia.

Ainda de acordo com dados da secretaria estadual de Saúde, a taxa de contágio no estado saltou de 0,92 para 1,02 - o que significa que um grupo de 100 pessoas com a doença contamina outras 102. Referência no tratamento, o Hospital Regional, em Campo Grande, está com todos os leitos ocupados.