Topo

Esse conteúdo é antigo

Sete cidades do RJ estão na 'bandeira roxa', de mais alto risco para covid

Funcionários de cemitério em Duque de Caxias (RJ) carregam caixões com vítimas da covid-19 - Fabio Teixeira/Anadolu Agency/Getty Images
Funcionários de cemitério em Duque de Caxias (RJ) carregam caixões com vítimas da covid-19 Imagem: Fabio Teixeira/Anadolu Agency/Getty Images

Colaboração para o UOL

22/03/2021 10h17

O Rio de Janeiro está com 7 municípios na bandeira roxa, que significa "risco muito alto" para covid-19, de acordo com classificação da Secretaria de Saúde. Na semana anterior, o estado tinha 5 regiões nessa fase.

Atualmente a situação mais grave é na Região Metropolitana, que tem 5 cidades na bandeira roxa: Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaguaí, Mesquita e Nilópolis. Além delas, Teresópolis e Três Rios estão na mesma fase.

Na Região Metropolitana I, outros 7 municípios estão na bandeira vermelha, que significa "risco alto": Japeri, Magé, Nova Iguaçu, Queimados, Rio de Janeiro, São João de Meriti e Seropédica.

Perto de Teresópolis, na Região Serrana, todas as cidades estão com bandeira vermelha: Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Guapimirim, Macuco, Nova Friburgo, Petrópolis, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Sumidouro e Trajano de Morais.

A situação é semelhante com Três Rios, pois todas as cidades próximas estão na bandeira vermelha: Areal, Comendador Levy Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paracambi, Paraíba do Sul, Paty do Alferes Sapucaia e Vassouras.

No Mapa de Risco por Região, apenas uma está na bandeira roxa, a Região Centro-Sul. Perto dela estão regiões na bandeira vermelha, Metropolitana I, Serrana e, mais distante, a Noroeste. As demais regiões estão na fase laranja, que significa risco moderado.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que informava o texto na sua primeira versão, Nilópolis está na fase roxa. A informação foi corrigida.