Topo

Esse conteúdo é antigo

Estudo em Serrana aponta que vacina tem adesão de quase 90% da população

Voluntários fazem fila em um dos postos de vacinação participantes do estudo do Butantan em Serrana (SP) - Divulgação/Instituto Butantan
Voluntários fazem fila em um dos postos de vacinação participantes do estudo do Butantan em Serrana (SP) Imagem: Divulgação/Instituto Butantan

Colaboração para o UOL

23/03/2021 11h09Atualizada em 23/03/2021 14h42

O Instituto Butantan começou na semana passada o segundo ciclo de imunização em Serrana, cidade que tem recebido uma vacinação em massa. O Grupo Verde (também denominado cluster), primeiro dos quatro, foi vacinado de quarta-feira a domingo. A adesão chegou 89,8% da população.

O Grupo Verde conta com 7.071 moradores cadastrados. Ao todo 6.350 participantes receberam a segunda dose da CoronaVac. No primeiro ciclo, 6.762 deles receberam a vacina (equivalente a 95,6% dos cadastrados).

Segundo o Butantan, a redução de presença na segunda dose pode ser explicada por diferentes motivos, como impossibilidade de comparecer aos pontos de vacinação na semana designada, gravidez e doenças que estejam descontroladas.

O Grupo Amarelo, que conta com 6.720 participantes, será vacinado entre os dias 24 e 28 de março. No ciclo passado, 96,4% deles compareceram às escolas e receberam a primeira dose da vacina. O Butatan considera que essa porcentagem "representa uma excelente adesão da população".

Na segunda dose, é importante que os moradores de Serrana compareçam à mesma escola em que tomaram a primeira dose. São oito pontos de vacinação: as EEs Jardim das Rosas, Neuza Maria do Bem e Deputado José Costa, e as EMEFs Professora Maria Celina Walter de Assis, Paulo Sérgio Gualtieri Betarello, Edesio Monteiro de Oliveira, Jardim Pedro I e Professora Dilce Jorge Gonçalves Netto França. O horário de vacinação é sempre das 14h às 20h30 de quarta a sexta, e das 8h às 15h30 aos sábados e domingos.

Os participantes ainda devem seguir a cor da semana em que se vacinaram, mesmo que ela seja diferente da cor do cadastro inicial. Ou seja, se uma pessoa foi cadastrada no Grupo Verde, mas tomou a vacina no período indicado para o Grupo Amarelo, deve tomar a segunda dose na semana dedicada ao Grupo Amarelo. Isso garante que o intervalo entre a primeira e a segunda dose seja o ideal para gerar a melhor resposta imune.