Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid-19: testes positivos sobem em abril, diz levantamento; SP lidera

iStock
Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

05/05/2022 21h57

Dados do ITpS (Instituto Todos pela Saúde) que analisaram mais de 195 mil testes de diagnósticos de três laboratórios privados apontam que do fim de março até a última semana de abril houve aumento da positividade de exames para detectar a covid-19. 95% das amostras do levantamento foram coletadas no Sudeste e Centro-Oeste.

Em 16 de março, a taxa de confirmação do coronavírus pelos testes era de 3,6% e, na última semana de abril, o índice subiu para 13%. O instituto também verificou que em abril houve aumento de crianças de 0 a 9 anos infectadas pela covid-19.

O estudo destacou a situação de São Paulo, que está em 14% e tem a maior positividade dos testes no Brasil, e do Rio de Janeiro, com 11%.

Pequenas oscilações na taxa de positividade têm sido observadas nos outros estados, que poderão seguir a mesma tendência de São Paulo e Rio de Janeiro nas próximas semanas. Nas últimas duas semanas, por faixa etária, a positividade dos testes de covid-19 mostrou clara tendência de aumento, alcançando patamares entre 10% e 17% em quase todos os grupos. A exceção está na faixa de 0 a 9 anos, onde a taxa de positividade não ultrapassou os 5%
Comunicado do ITpS

Segundo o instituto, a variante ômicron BA.2 é a mais prevalente nas amostras analisadas, sendo a causadora de 84,3% das infecções do intervalo considerado.

Veja os estados com maior positividade para testes de covid-19, segundo o ITpS:

  • São Paulo - 14%
  • Rio de Janeiro - 11%
  • Minas Gerais - 8%
  • Mato Grosso - 6%
  • Goiás - 3%
  • Distrito Federal - 3%

Dados da Abrafarma

A tendência de subida verificada pelo ITpS foi notada também pela Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias). Segundo a associação, o número de testes rápidos que deram positivo para covid-19 aumentou mais de 80% em relação à semana anterior.

Dados da associação mostram que, dos 67.314 testes rápidos feitos entre 18 e 24 de abril, 10.307 apontaram a infecção pelo coronavírus — número 82% maior que o registrado entre 11 e 17 de abril, quando 5.677 diagnósticos positivos foram registrados.

Para a Abrafarma, o levantamento aponta "claro viés de alta". "A elevação dos números coincide com medidas de relaxamento, como o fim da obrigatoriedade das máscaras em diferentes estados brasileiros, entre os quais São Paulo, e a suspensão da emergência sanitária em todo o Brasil", diz o comunicado da entidade.

A portaria que determina o fim da emergência nacional pela covid-19 entra em vigor no dia 22 de maio. Isso pode encerrar o uso emergencial de vacinas e compras de insumos e materiais hospitalares sem licitação, por exemplo. O Ministério da Saúde afirmou, porém, que nenhuma política pública será interrompida.
link

Hoje, a média móvel de casos de coronavírus no Brasil ficou em 15.087 registros. Após 39 dias em queda, o indicador está há uma semana estável - hoje variou 15% na comparação com o de 14 dias atrás. Os dados são do consórcio de veículos de imprensa, do qual o UOL faz parte.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do título da primeira versão do texto, 95% das amostras do levantamento foram coletadas no Sudeste e Centro-Oeste e não dos casos confirmados foram no Sudeste e Centro-Oeste. O texto foi corrigido.