Topo

Washington apoia Turquia na operação contra o EI na Síria

24/08/2016 10h28

Washington, 24 Ago 2016 (AFP) - O governo dos Estados Unidos expressou nesta quarta-feira apoio a uma operação militar que o exército da Turquia iniciou do outro lado de sua fronteira com a Síria para responder ao grupo Estado Islâmico (EI).

"Queremos ajudar a Turquia a afastar o ISIS da fronteira entre os dois países", disse uma fonte do governo americano, que pediu anonimato e utilizou o acrônimo árabe do EI.

Washington também ajuda a assegurar que os combatentes curdos do sul não entrem em conflito com as forças turcas com o deslocamento ao norte, para a localidade fronteiriça de Jarablos, um reduto chave do EI, que é o alvo prioritário da ofensiva turca.

A operação - chamada "Escudo Eufrates" - começou na manhã desta quarta-feira com dezenas de ataques da artilharia turca contra alvos do EI ao redor de Jarablos, segundo o gabinete do primeiro- ministro da Turquia.

Tanques e forças especiais turcas acompanhadas de sírios rebeldes aliados de Ancara atravessaram a fronteira em uma operação sem precedentes, para expulsar o EI de Jarablos, de onde o grupo extremista lançava mísseis contra o território da Turquia.