Topo

Coreia do Norte retoma atividade em área de testes nucleares

Choi Jae-koo/Yonhap/AP
Imagem: Choi Jae-koo/Yonhap/AP

Em Seul

03/05/2017 06h04

As imagens de satélite mostram uma retomada das atividades em Punggye-ri, área onde a Coreia do Norte realiza testes nucleares, afirmaram analistas, em um momento de grande tensão na península.

As imagens de 25 de abril indicam que os operários bombeavam água no "portal norte", segundo os analistas do site americano "38 North", especializado no regime comunista.

Os mesmos analistas afirmaram em meados de abril que o terreno de Punggye-ri estava "preparado e pronto" e mencionaram "uma atividade contínua ao redor do portal norte".

Os investigadores, no entanto, se questionam se o teste foi cancelado, já que observaram a presença de muitas pessoas na instalação, talvez para as partidas de vôlei organizadas com fins de propaganda.

O "38 North" informou ter observado no mês passado várias pessoas jogando vôlei perto da casernas dos guardas, assim como em outros dois pontos.

Os analistas ignoram "se estas atividades mostram que o teste foi anulado, se as instalações estão à espera ou se um teste é iminente", afirmou o "38 North", vinculado ao Instituto Americano e Coreano da Universidade John Hopkins de Baltimore

A Coreia do Norte, que tenta produzir mísseis com capacidade de transportar ogivas nucleares até o continente americano, já executou cinco testes nucleares, dois deles em 2016.

Muitos analistas acreditam que o sexto teste nuclear é iminente. Alguns pensavam que coincidiria, em abril, com a celebração do aniversário do fundador do regime, Kim Il Sung, ou com a comemoração da fundação do exército norte-coreano. Mas nada aconteceu até o momento.