Topo

Presidente filipino diz que matou uma pessoa a punhaladas aos 16 anos

O presidente filipino Rodrigo Duterte discursa durante a cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico - Hoang Dinh Nam/ Reuters
O presidente filipino Rodrigo Duterte discursa durante a cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico Imagem: Hoang Dinh Nam/ Reuters

Em Danang (Vietnã)

10/11/2017 07h05

O presidente filipino, Rodrigo Duterte, afirmou ter matado uma pessoa a punhaladas quando era adolescente, em um discurso incendiário para defender sua guerra contra a droga, à margem de uma cúpula internacional celebrada no Vietnã.

Nessas declarações para a comunidade filipina da cidade vietnamita de Danang na quinta-feira (9), Duterte também ameaçou "esbofetear" Agnès Callamard, enviada especial da ONU sobre as execuções sumárias ou arbitrárias. Além disso, chamou de "filhos da puta" os que criticam sua campanha de repressão contra o tráfico de drogas.

"Quando eu era adolescente, entrava e saía da prisão, por brigas", afirmou o mandatário filipino, em um discurso em Danang, onde participa da cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, onde também estão presentes os presidentes americano Donald Trump e chinês Xi Jinping.

"Com 16 anos, matei alguém. Uma pessoa de verdade, em uma briga, a punhaladas. Eu tinha apenas 16 anos. Foi por causa de um simples olhar. Quanto mais agora que sou presidente?".

Duterte, de 72 anos, foi eleito em 2016 após prometer que erradicaria o narcotráfico no país, eliminando 100.000 supostos traficantes e usuários de drogas.

Desde a sua chegada ao poder, há 16 meses, a polícia anunciou ter matado 3.967 pessoas. Outras 2.290 pessoas morreram em casos vinculados a drogas. Outras milhares de pessoas perderam a vida em circunstâncias não esclarecidas, segundo os dados da polícia.