Topo

Esse conteúdo é antigo

Companhia AirBaltic evitará espaço aéreo de Belarus após prisão de opositor

A companhia aérea regional AirBaltic, com sede na Letônia, disse que evitará o espaço aéreo de Belarus - Reprodução/Facebook/airBaltic
A companhia aérea regional AirBaltic, com sede na Letônia, disse que evitará o espaço aéreo de Belarus Imagem: Reprodução/Facebook/airBaltic

Da AFP, em Vilnius

24/05/2021 07h12Atualizada em 24/05/2021 07h54

A companhia aérea regional AirBaltic, com sede na Letônia, anunciou nesta segunda-feira (24) que evitará o espaço aéreo de Belarus, depois que foi obrigada a aterrissagem de um avião da Ryanair com destino a Vilnius.

Nele, viajava um jornalista crítico das autoridades, que foi preso.

Após o incidente de domingo, a AirBaltic "decidiu evitar entrar no espaço aéreo bielo-russo até que a situação se esclareça, ou as autoridades tomem uma decisão", disse a empresa em um comunicado.

"A segurança e a saúde dos nossos passageiros e funcionários é a principal prioridade da companhia aérea", frisou, acrescentando que vai acompanhar de perto a situação.

A empresa disse que, em linha com uma recomendação da Agência Europeia de Segurança Aérea, até agora dois de seus voos — para Ucrânia e Geórgia — foram desviados para evitar o espaço aéreo de Belarus.

Lituânia e Letônia pediram ontem que todos os voos internacionais evitem sobrevoar a Belarus como sanção às autoridades deste país.