Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA acusa irmão de El Chapo de narcotráfico e oferece recompensa milionária

Joaquín "El Chapo" Guzmán era funcionário cartel de Guadalajara, quando jovem, mas escalou posições e se tornou líder da organização criminosa - AFP
Joaquín "El Chapo" Guzmán era funcionário cartel de Guadalajara, quando jovem, mas escalou posições e se tornou líder da organização criminosa Imagem: AFP

05/11/2021 22h00

Os Estados Unidos acusaram Aureliano Guzmán Loera, irmão de El Chapo, e os irmãos Salgueiro Nevárez, todos do cartel de Sinaloa, de violar leis sobre drogas e ofereceram até cinco milhões de dólares por informações que levem à captura dos criminosos, informou nesta sexta-feira o Departamento de Estado.

Aureliano Guzmán Loera, irmão do ex-líder do cartel de Sinaloa Joaquín "El Chapo" Guzmán, e os irmãos Ruperto Salgueiro Nevárez - José Salgueiro Nevárez e Heriberto Salgueiro Nevárez - são acusados de associação para distribuir maconha, cocaína, metanfetamina e fentanil.

Todos os quatro operam nos estados mexicanos de Chihuahua (norte) e Sinaloa (noroeste).

Uma das denúncias do Departamento de Justiça diz respeito ao tráfico de fentanil, responsável por mais de 63% das 96.779 mortes por overdose de drogas nos Estados Unidos entre março de 2020 e 2021.

A recompensa de até cinco milhões de dólares por cada um se enquadra no Programa de Recompensas por Narcóticos (NRP).

Mais de 75 dos principais criminosos transnacionais e traficantes de drogas foram levados à justiça sob o NRP e o Programa de Recompensas do Crime Organizado Transnacional (TOCRP) desde 1986 e o Departamento de Estado pagou mais de US $ 135 milhões em recompensas por informações.

Entre os principais líderes do cartel de Sinaloa estão Joaquín "El Chapo" Guzmán, atualmente cumprindo prisão perpétua nos Estados Unidos, Ismael "Mayo" Zambada, foragido e os filhos de Guzmán (Joaquín, Ovidio, Iván e Jesús Alfredo), que são conhecidos como "Chapitos".

Segundo a organização Insight Crime, o cartel atua em 17 estados mexicanos e em pelo menos 50 países. Seu principal rival é o poderoso Cartel Jalisco Nueva Generación.