Topo

Esse conteúdo é antigo

China registra 1º caso de variante ômicron do novo coronavírus

31.out.2021 - Médico faz testes de covid-19 em massa para residentes do distrito de Aihui após novos casos da doença do coronavírus (covid-19) em Heihe, província de Heilongjiang, na China - China Daily via REUTERS
31.out.2021 - Médico faz testes de covid-19 em massa para residentes do distrito de Aihui após novos casos da doença do coronavírus (covid-19) em Heihe, província de Heilongjiang, na China Imagem: China Daily via REUTERS

Da AFP

13/12/2021 12h37Atualizada em 13/12/2021 12h48

A China relatou seu primeiro caso da variante do coronavírus ômicron — informou a imprensa oficial na segunda-feira (13).

As autoridades da cidade de Tianjin (nordeste) confirmaram o caso em uma pessoa que chegou de um país não divulgado, segundo o jornal Tianjin Daily.

Em isolamento em um hospital, o paciente assintomático testou positivo para covid-19 na quinta-feira, e outros testes detectaram "a variante ômicron", de acordo com a mesma fonte.

O país mais populoso do mundo está em alerta máximo para possíveis surtos da doença, enquanto se prepara para sediar os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, em fevereiro.

A ômicron parece se espalhar mais rápido do que a variante delta. Isso reduz a eficácia das vacinas, mas, ainda assim, favorece os sintomas menos graves, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Primeiro país a registrar a covid-19, em dezembro de 2019, a China reduziu o número de novos casos do vírus, adotando rígidas restrições de fronteira, testes em massa e confinamentos seletivos.

Nas últimas 24 horas, o país registrou 101 casos de coronavírus, 21 deles importados, de acordo com a Comissão Nacional de Saúde.