Topo

Em SP, 64% são a favor de uso de avenidas como áreas de lazer aos domingos

Avenida Paulista é fechada para carros e vira área de lazer em domingo de agosto - Ronny Santos/Folhapress
Avenida Paulista é fechada para carros e vira área de lazer em domingo de agosto Imagem: Ronny Santos/Folhapress

Em São Paulo

22/09/2015 12h03

No Dia Mundial sem Carro, a 9ª Pesquisa sobre Mobilidade Urbana realizada pelo Ibope revelou que 64% dos moradores da cidade de São Paulo são favoráveis à utilização exclusiva de ruas e avenidas para lazer e circulação de pedestres e ciclistas aos domingos. Já os contrários à medida representam 33%.

A pesquisa foi encomendada pela Rede Nossa São Paulo em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Foram entrevistados 700 moradores da capital, acima de 16 anos, entre os dias 28 de agosto e 5 de setembro.

No início de setembro, a reportagem mostrou que 50% dos comerciantes são favoráveis à abertura da avenida Paulista, 25% contra, e 25%, indiferentes.

Após contestação do Ministério Público, a Prefeitura de São Paulo anunciou um calendário de audiências públicas para debater com a comunidade a possibilidade de abertura de uma via em pelo menos cada uma das 32 subprefeituras.

No último sábado (19), ocorreram as primeiras audiências, entre elas, a que discutiu o fechamento da avenida Paulista para veículos.