Brasil e Bolívia fecham acordo para combater narcotráfico
Militares bolivianos e brasileiros fecharam um acordo para a realização de exercícios aéreos conjuntos para combater o narcotráfico em áreas de fronteira, informou a embaixada do Brasil em La Paz.
Chefes militares de ambos os países se reuniram na cidade boliviana de Santa Cruz para planejar a Operação Bolbra II, que será realizada em junho e que tem como objetivo combater o tráfico de drogas.
A Operação Bolbra II, comandada pelas Forças Aéreas do Brasil e da Bolívia, incluirá "práticas de planejamento, coordenação, comando e controle de operações em aéreas binacionais, exercícios de missões de aviação de caça e intercâmbio de informações sobre trânsitos ilícitos", explicou a embaixada brasileira.
A operação militar conjunta está prevista no acordo assinado em outubro de 2011 pelos ministros da Defesa do Brasil, Celso Amorim, e seu par boliviano, Rubén Saavedra, que discorre sobre o desenvolvimento de "um sistema conjunto de defesa aérea contra o contrabando de drogas e de armas".
Segundo dados da embaixada brasileira, cerca de 60% da cocaína produzida na Bolívia tem como destino o Brasil, que, por sua vez, envia uma porcentagem importante da droga para a Europa. Os dois países compartilham uma fronteira de mais de 3,1 mil quilômetros de extensão.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.