Topo

Candidatos venezuelanos iniciam campanha eleitoral

01/07/2012 14h15

CARACAS, 1 JUL (ANSA) - O atual presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e seu adversário Henrique Capriles Radonski, candidato do partido de oposição Mesa da Unidade Democrática (MUD), deram início hoje na Venezuela a suas campanhas eleitorais.

Chávez, que deseja ser reeleito para um terceiro mandato, percorrerá cerca de 18 quilômetros em cima de um caminhão para um comício que será realizado no estado de Aragua, onde milhares de pessoas são esperadas.

Capriles Radonski também irá promover um evento político deste porte. Ele declarou que o dia de hoje não representa "somente o início da campanha, mas a contagem regressiva para abrir as portas ao futuro de nossa Venezuela".

Além de Chávez e Capriles Radonski, outros seis candidatos independentes planejam dar início a suas campanhas, que, de acordo com as normas do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), devem ser encerradas até a meia noite do dia 4 de outubro.

Mais de 19 milhões de venezuelanos irão às urnas na próxima eleição, que será realizada em outubro deste ano. De acordo com analistas políticos, esta é a primeira vez em muitos anos que oposição tem chance de ganhar o pleito, apesar de Chávez liderar todas as pesquisas de intenção de voto.