Topo

Dom Odilo Scherer pede para fieis rezarem por Igreja e Papa

Fiéis comparecem à missa em Ação de Graças pelo pontificado de Bento 16 celebrada pelo cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo, , na Catedral da Sé, Centro da capital paulista - Marcelo Alves/Estadão Conteúdo
Fiéis comparecem à missa em Ação de Graças pelo pontificado de Bento 16 celebrada pelo cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo, , na Catedral da Sé, Centro da capital paulista Imagem: Marcelo Alves/Estadão Conteúdo

Em São Paulo

22/02/2013 15h28

No dia da Festa da Cátedra de São Pedro, Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, celebrou umas das últimas missas antes de viajar para Roma para participar do conclave que elegerá o sucessor do papa Bento 16.

Em uma Catedral da Sé lotada, com as autoridades sentadas na primeira fileira - entre elas o governador do estado, Geraldo Alckmin, e o arcebispo emérito de São Paulo, dom Claudio Hummes - dom Odilo celebrou a missa, pediu para os fieis confirmarem a fé na Igreja Católica e falou também da eleição do novo Papa.

Segundo o cardeal, "o papa é o primeiro pastor da Igreja, o guia dos fieis, e por isso tem de ensinar um caminho coerente com aquele dos apóstolos. Vamos pedir a Deus que mantenha firme essa fé, na base da qual ele construiu sua Igreja".

Lembrando do momento em que Jesus disse a São Pedro "Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja", dom Odilo disse que a Igreja continua seu caminho "com a ajuda de seu pastor e de Deus". O cardeal pediu os fieis a ficarem juntos com o pastor, o papa, porque isso significa "confirmar a fé em Deus".

Dom Odilo agradeceu Bento 16 pelo seu magistério e explicou que esse é um "momento de renovação da Igreja, a qual se regenera constantemente". Ele pediu "para rezar pela Igreja e pelo papa" e que Deus "conduza a comunidade e a mantenha unida" nesse momento particular.

O cardeal afirmou ainda a Igreja é um "mistério", porque não representa somente aquilo que se vê com os olhos, mas vai além. "Se a Igreja fosse somente um projeto dos homens, nós, homens, teríamos destruído-a há muito tempo", defendeu.