Topo

Malala diz que não merece o Prêmio Nobel da Paz

Em Londres

09/10/2013 11h42

A jovem paquistanesa Malala Yousufzai, de 16 anos e vítima de um ataque do Talibã por defender o direito das meninas à educação, declarou nesta quarta-feira (9) que não fez o bastante para merecer o Prêmio Nobel da Paz.

O Prêmio Nobel da Paz de 2013 será anunciado na próxima sexta-feira (11) e a garota paquistanesa está entre os candidatos ao prêmio.

Em uma entrevista para uma emissora de televisão, Malala disse que o que mais lhe interessa no momento é a causa da educação.

"O que mais me interessa é a causa da educação. Quero lutar por aqueles milhões de crianças que não podem ir à escola, que sofrem por causa do terrorismo, que são obrigados a trabalhar, que inclusive não tem comida em casa", disse ela.

Sobre a possibilidade de ser escolhida como Prêmio Nobel da Paz deste ano, Malala responde que tem gente que merece mais que ela.

"Acredito não ter feito o suficiente para merecer um reconhecimento tão importante. Tem muita gente que o merece, eu ainda tenho que trabalhar muito", afirmou a garota.

Refletindo sobre a sua vida atual, a paquistanesa, que perdeu a audição de um ouvido por causa do ataque que ela sofreu, disse que "aqui em Birmingham [Inglaterra] não tem sol, agora me dou conta de quanto [o vale de] Swat, onde nasci e cresci, é lindo".

"Amo a minha terra e sinto falta, e espero de voltar o quanto antes, ainda que antes tenha que estudar muito e me dotar instrução, uma forte arma", concluiu ela.

Depois do atentado, ocorrido há um ano, Malala foi para o Reino Unido onde foi tratada e atualmente mora e estuda em Birmingham.