Topo

Padaria é processada por rejeitar pedido de bolo gay

Os personagens Ênio e Beto do "Vila Sésamo" - Reprodução
Os personagens Ênio e Beto do "Vila Sésamo" Imagem: Reprodução

Em Belfast

08/07/2014 11h32

Uma padaria de uma família cristã na Irlanda do Norte foi processada diante da Comissão para a Igualdade após rejeitar a encomenda de um bolo para um casamento entre homossexuais.   

A empresa Asher Baking Company, no condado de Antrim, rejeitou o pedido de um ativista de direitos gays, que encomendou um bolo com os bonecos dos personagens Ênio e Beto do programa de televisão "Vila Sésamo".   

O cliente também queria que fosse incluída a frase "Queerspace", um grupo de Belfast em defesa dos direitos dos homossexuais.   

Por sua vez, a Comissão para a Igualdade confirmou que a padaria foi processada e deverá responder por discriminação sexual.   

A empresa, que tem mais de 20 anos, é propriedade da família McArthur.   


Em um comunicado difundido pela internet, o gerente-geral, Daniel McArthur, afirmou que os diretores da padaria "consideraram que o pedido ia contra as nossas crenças religiosas".   

"Na segunda-feira contatamos o cliente e lhe dissemos que não podíamos fazer este pedido", acrescentou ele.   

Após a polêmica, o Instituto Cristão disse que apoia a padaria em seu caso.   

A Irlanda do Norte é o único país do Reino Unido que não conta com uma lei de casamentos igualitários, diferente da Inglaterra, País de Gales e Escócia, que contam com uma legislação que permite casamentos entre pessoas do mesmo sexo.