Topo

Deputado italiano é preso por acusação de corrupção

22/07/2014 20h13

PADOVA, 22 JUL (ANSA) - Envolvido em um escândalo de corrupção na cidade de Veneza, o deputado Giancarlo Galan (Forza Italia) foi levado na noite desta terça-feira (22) para o cárcere de Opera, na província de Milão. A prisão foi realizada após o Parlamento derrubar a imunidade do político, que agora será julgado pela Justiça comum.   

No entanto, o pedido de detenção havia sido apresentado no último dia 4 de junho e aguardava apenas a decisão do Congresso.   

No momento da votação, Galan estava internado em um hospital de Este, cidade localizada na região do Vêneto, mas logo depois recebeu alta.   

O deputado é acusado de receber, em média, um milhão de euros (R$ 3 milhões) por ano entre 2005 e 2011 de empresas do consórcio responsável pela construção do sistema Mose, um complexo de barreiras que tem como objetivo proteger Veneza dos seus constantes alagamentos.   

O projeto é uma das maiores obras públicas da história da Itália, com o custo de 5,5 bilhões de euros (R$ 16,5 bilhões) financiado inteiramente pelo Estado. O dinheiro teria sido pago para Galan - que durante a maior parte desse período foi governador do Vêneto - dar pareceres favoráveis à realização do Mose. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.