Topo

ONU diz que queda de avião pode ser crime de guerra

28/07/2014 08h27

GENEBRA, 28 JUL (ANSA) - A queda do voo MH17 da Malaysia Airlines pode ter sido um crime de guerra, informou a Alta Comissária da Organização das Nações Unidas (ONU) para os direitos humanos, Navi Pillay. "Essa violação de direito internacional, dada as circunstâncias, pode constituir um crime de guerra. É fundamental que haja uma investigação rápida, completa, eficaz, independente e imparcial sobre a conduta daquele episódio", disse Pillay.   

Para ajudar nas investigações, fontes jornalísticas da região informaram que policiais holandeses e australianos foram enviados para a área em que o avião caiu. A ideia é que eles reforcem a segurança no local. Essa missão era para ter chegado ontem (27), mas a falta de segurança fez com que a viagem fosse adiada.   

A hipótese mais provável para a queda do avião, no dia 17 de julho, é que ele tenha sido atingido por um míssil disparado por rebeldes ucranianos. Apesar disso, a Ucrânia e a Rússia trocam acusações mútuas sobre quem teria efetuado o disparo. O acidente aéreo causou a morte de 298 pessoas. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.