Topo

Merkel pede respeito a pactos da União Europeia

22/09/2014 14h59

BERLIM, 22 SET (ANSA) - Em coletiva de imprensa em Berlim com o primeiro-ministro da França, Manuel Valls, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, instou os países da União Europeia (UE) a respeitarem o Pacto de Estabilidade e Crescimento do bloco econômico, que, entre outras coisas, limita o endividamento dos governos a 60% do Produto Interno Bruto (PIB).   

Segundo a líder, o documento já contém a flexibilidade necessária para as nações em crise conseguirem se recuperar.   

"Devemos respeitar aquilo com o que concordamos. Vejo os grandes esforços feitos pela França, que serão levados em conta pela Comissão Europeia", acrescentou. Merkel ainda louvou o "ambicioso programa de reformas" defendido por Valls e desejou sucesso aos franceses.   

"Existem diversas possibilidades de gerar crescimento, mesmo sem dinheiro extra", salientou a chanceler, citando como exemplo a redução da burocracia. "A Alemanha demonstrou como é possível consolidar as finanças e crescer." Já o primeiro-ministro prometeu fazer as reformas de que a França precisa, porém pediu mais confiança por parte de Berlim."Eu compreendo as dúvidas e questionamentos dos cidadãos alemães e de seus representantes. Mas se a Alemanha pede mais empenho nas reformas, a França pede mais confiança", disse.   

Além disso, Valls ressaltou a "importância histórica, diplomática e até econômica" das relações entre as duas nações.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.