Topo

Obama anuncia sanções contra Coreia do Norte

02/01/2015 17h54

WASHINGTON E NOVA YORK, 2 JAN (ANSA) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, aprovou sanções contra a Coreia do Norte após ataque hacker contra a Sony Pictures, que foi atribuído pelo FBI a Pyongyang.   

"A nossa resposta será proporcional e na hora e na forma que decidirmos. As ações de hoje são o primeiro aspecto" disso, disse Obama.   

O secretário do Tesouro norte-americano, Jack Lew, por sua vez, explicou que é preciso "responder às tentativas de minar os nossos valores e ameaçar a segurança nacional".   

Ataque cibernético foi uma retaliação ao lançamento do filme "The Interview" ("A Entrevista"), que satiriza o ditador norte-coreano, Kim Jong-un. Marcada para 25 de dezembro, a estreia oficial do filme chegou a ser cancelada pela empresa de entretenimento após os supostos ataques de hackers feitos contra o seu sistema e as ameaças terroristas contra as redes que passassem a obra.   

As ações foram reivindicadas pelo obscuro grupo "Guardians of Peace" ("Guardiões da Paz"). O governo dos Estados Unidos, no entanto, acredita que o verdadeiro responsável é o regime da Coreia do Norte.   

No longa, os atores James Franco e Seth Rogen são dois jornalistas que conseguem uma entrevista com um personagem inspirado em Kim Jong-un -- embora com outro nome -- e recebem a missão de assassiná-lo. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.