Topo

"Há jovens sendo parados pela polícia sem motivo", afirma Obama

Em Nova York

04/05/2015 17h57

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, voltou a criticar nesta segunda-feira (4) os episódios de violência racial praticados por policiais norte-americanos. "Há jovens sendo parados pela polícia sem motivo", disse Obama, em um discurso a estudantes no Lehman College, em Nova York.

"Não há dúvidas de que as minorias são tratadas de maneira diferente: afroamericanos, asiáticos, latinos. Isso não é certo", ressaltou o mandatário. "Depois do meu mandato na Presidência, combaterei sempre pela luta contra a questão racial e contra as desiguladades sociais".

Obama também contou que os jovens que vivem "cheios de incertezas" o fazem lembrar de sua própria infância. "Cresci sem um pai, sem ter um caminho exato adiante. A um certo ponto, tive apenas algumas pessoas que se importavam comigo", confessou o presidente.

De acordo com ele, "de Baltimore a Ferguson e Nova York", há comunidades de jovens sem trabalho e oportunidades. "Muitos acabam na prisão por crimes ligados a drogas, mas os jovens não precisam de cárcere, mas sim, de mais escolas e de ensino de qualidade", comentou.

"É nossa responsabilidade que todos os jovens estejam seguros, instruídos e preparados para enfrentar o futuro", defendeu Obama.

Desde meados de 2014, os Estados Unidos enfrentam uma onda de protestos contra episódios de violência policial racial. Um dos casos mais famosos foi a morte do jovem Michael Brown, de 18 anos, em Ferguson, no Missouri. Ele morreu baleado pelo policial Darren Wilson, que foi inocentado pela Justiça local. O último episódio, porém, ocorreu no mês passado, em Baltimore, com a morte de Freddie Gray no dia 19, depois de passar uma semana internado em coma devido a ferimentos até agora não explicados.