Topo

No Marco Zero, papa lembra vítimas do 11 de Setembro

Papa deixa rosa branca em memorial pelas vítimas do 11 de Setembro - Jewel Samad/AFP
Papa deixa rosa branca em memorial pelas vítimas do 11 de Setembro Imagem: Jewel Samad/AFP

Em Nova York

25/09/2015 13h29

O papa Francisco foi recebido nesta sexta-feira (25), no Marco Zero de Nova York, local do atentado de 11 de setembro de 2001, por representantes de diversas religiões, ocasião em que rezou pelas vítimas do ataque que deixou cerca de 3 mil mortos e lamentou o episódio de violência.   

"Deus, te pedimos que as vidas que foram perdidas aqui não tenham sido perdidas em vão", disse o pontífice, em oração. "Que a paz e o amor reine nos corações de todos nós".   

Em mensagem, o religioso falou da tristeza da impotência diante do episódio de violência. "Milhares de vidas foram arrancadas em ato insensato de destruição", acrescentou.   

"Sinto muitas coisas ao entrar no Marco Zero, lugar de um ato sem sentido",disse. "Aqui a dor é palpável".   

Segundo ele, no entanto, as famílias das vítimas mostraram o poder do amor. "Eu espero que nossa presença envie um sinal poderoso" do desejo de reconciliação.   

"Esse lugar se transforma em um local de amor, de vidas salvas, um canto afirmando que a vida é destinada a triunfar sobre os profetas de destruição, que a boa vontade sempre irá vencer o mal, que a reconciliação e a união irão vencer o ódio e a separação".   

Antes de iniciar a cerimônia, Francisco falou com um grupo de familiares de vítimas e socorristas e, ao chegar junto a um dos espelhos de água que formam o monumento, depositou flores e fez uma prece silenciosa.   

Representantes de outras religiões, entre eles um rabino, um imã e líderes hindu, budista e sikh, também discursaram, reiterando o pedido de paz.