Topo

Reino Unido disponibiliza US$ 7,8 milhões para vítimas do tufão Haiyan

Em Londres

10/11/2013 07h24

O governo britânico facilitará um fundo de cinco milhões de libras (US$ 7,8 milhões) para ajudar cerca de 500 mil vítimas do tufão "Haiyan", que castigou as Filipinas.

O Ministério de Cooperação Internacional britânico informou neste domingo que o dinheiro será entregue a uma série de organizações para que prestem "ajuda humanitária vital", depois que as autoridades filipinas informaram que temem a morte de cerca de 10 mil pessoas.

Além disso, o Reino Unido enviará quatro especialistas em ajuda humanitária para que se somem aos trabalhos internacionais de assistência aos afetados pelo devastador tufão.

A ministra de Cooperação Internacional britânica, Justine Greening, prestou hoje sua solidariedade com os afetados e com os quais perderam seus familiares.

"Muitos milhares de pessoas em comunidades remotas e difíceis de chegar perderam suas casas e tudo o que tinham. Estão vivendo ao ar livre", por isso que é prioritário levar tendas de campanha, água potável e cobertores para eles, disse a ministra.

A tempestade castigou as Filipinas na sexta-feira passada, com ventos que chegaram a 379 km/h, segundo o Centro Conjunto de Advertência de Tufão da Marinha dos EUA.