Topo

Índia será governada pela primeira vez por alguém nascido após independência

Narendra Modi será o novo premiê da Índia - AFP
Narendra Modi será o novo premiê da Índia Imagem: AFP

Em Nova Déli

16/05/2014 11h30

A Índia será pela primeira vez governada por alguém nascido depois da independência do país em 1947, disse nesta sexta-feira (16) Narendra Modi, líder do partido nacionalista hinduísta Bharatiya Janata Party (BJP), vencedor das eleições gerais indianas.

Em suas primeiras declarações em público perante seus eleitores em Vododara, o distrito pelo qual se apresentava no estado de Gujarat, Modi, de 63 anos, lembrou que "pela primeira vez, a Índia estará dirigida por gente nascida em uma Índia independente".

O político nacionalista declarou durante o discurso, transmitido pelas televisões locais, que também pela primeira vez uma formação diferente do Partido do Congresso pode conseguir a maioria absoluta.

O líder do BJP disse que "embora tenhamos uma clara maioria para governar, espero que todos os partidos colaborem comigo para dirigir o país", porque "um governo não pertence a nenhum partido, mas à nação".

O BJP deve superar as 272 cadeiras necessárias para a maioria absoluta, o que não acontecia na Índia desde 1984, segundo os resultados provisórios divulgados da apuração, que ainda se encontra em andamento.

Filho de vendedor de chá é apontado como novo premiê da Índia

Modi centrou sua campanha eleitoral no desenvolvimento econômico em um momento no qual o país sofre com desaceleração, inflação alta e graves casos de corrupção.

Homem de origem humilde que, quando criança ajudou seu pai, em um posto de chá, Modi é temido pelas minorias por supostamente permitir o massacre em 2002 de quase mil muçulmanos no estado que governa, Gujarat.

As eleições gerais aconteceram durante dez jornadas de votações ao longo de cinco semanas, entre os dias 7 de abril e 12 de maio, sucessivamente pelos distritos eleitorais dos 28 estados e sete territórios da União que compõem a Índia.