Topo

Ao menos 3 palestinos morrem em ataques israelenses durante a trégua

01/08/2014 06h36

Jerusalém, 1 ago (EFE).- Pelo menos três palestinos morreram na Faixa de Gaza em ataques das Forças de Defesa de Israel (IDF, sigla em inglês), depois que passou a vigorar nesta sexta-feira o cessar-fogo humanitário de 72 horas acordado entre Israel e o Hamas.

Segundo a agência palestina "Ma'an", uma das vítimas morreu com um tiro na cabeça na Cidade de Gaza, enquanto outros dois morreram em um bombardeio da aviação israelense.

Momentos antes, fontes locais no território palestino denunciaram que blindados israelenses fizeram disparos na cidade de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, deixando seis pessoas feridas.

No entanto, a imprensa israelense acusou o Hamas de continuar com o lançamento de foguetes após o início da trégua humanitária promovida entre as partes pelos EUA e a ONU.

Segundo os veículos de comunicação israelenses, os disparos dos carros de combate foram uma resposta para o lançamento de morteiros de milícias palestinas nas imediações da fronteira.

O acordo de cessar-fogo humanitário foi anunciado na noite de ontem pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e o chefe da diplomacia americana, John Kerry.

O anúncio da trégua se tornou público depois que o enviado especial da ONU à região, Robert Serry, recebeu a confirmação tanto de Israel como do Hamas.

"Este cessar-fogo humanitário começa às 8h locais da sexta-feira, 1º de agosto de 2014. Estará vigente por um período de 72 horas, a menos que seja estendido. Durante esse tempo, as forças no terreno permanecerão em suas posições", diz o comunicado conjunto de Ban e Kerry.

Agora, as partes vêm trocando acusações sobre quem violou primeiro a trégua.