Topo

PSB confirma Marina Silva como candidata à presidência

20/08/2014 20h47

Brasília, 20 ago (EFE). - O Partido Socialista Brasileiro (PSB) confirmou nesta quarta-feira a ex-senadora Marina Silva como sua candidata à presidência no lugar de Eduardo Campos, em anúncio feito em convenção extraordinária realizada em Brasília.

A legenda também revelou que seu candidato à vice-presidência é o deputado federal Beto Albuquerque (RS).

"Eduardo presente, Marina presidente", gritaram os militantes do PSB, que anteciparam assim aquele que deverá ser um dos lemas da campanha.

Marina, que se filiou ao PSB no ano passado, após não conseguir reunir o apoio necessário para criar seu próprio partido, a Rede, era a candidata à vice-presidência na chapa liderada por Campos, que faleceu na semana passada em um acidente aéreo.

Antes que fosse confirmada a candidatura de Marina Silva, um de seus principais assessores, o ex-deputado Maurício Rands, garantiu em declarações aos jornalistas que a nova candidata se comprometeu a não alterar o programa de governo proposto pelo PSB com Eduardo Campos.

"Tudo será respeitado", pois "a campanha de Marina não será mais que uma continuação da campanha de Eduardo", afirmou Rands.

Com isso, esta será a segunda vez que Marina Silva concorrerá à presidência, depois que ficou em terceiro lugar nas eleições de 2010 como candidata do Partido Verde (PV), com 19% dos votos.

Até o momento de sua morte, Eduardo Campos aparecia em terceiro lugar nas pesquisas de opinião, com cerca de 10% das intenções de voto.

Em primeiro lugar estava a atual presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff, com percentual que oscilava entre 35 e 40%, e em segundo o senador Aécio Neves, do PSDB, com 23%.

No entanto, a morte de Campos e a chegada de Marina Silva como candidata presidencial alteraram esse quadro, pelo menos segundo uma pesquisa divulgada na última segunda-feira pelo instituto Datafolha.

A pesquisa foi a primeira realizada depois da morte de Campos e que incluiu Marina Silva entre os candidatos, que obteve 21% das intenções de voto.

Dilma se manteve com 36%, enquanto Aécio Neves, com 20%, acabou sendo deslocado para o terceiro lugar pela nova candidata socialista.

A grande surpresa foi a projeção de um possível segundo turno entre Dilma e Marina, que segundo o Datafolha seria vencido pela ambientalista com 47% dos votos, contra 43% da atual presidente.