Topo

União Europeia felicita Dilma por sua reeleição como presidente do Brasil

27/10/2014 08h11

Bruxelas, 27 out (EFE).- Os presidentes da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, e do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, parabenizaram nesta segunda-feira a presidente Dilma Rousseff por sua reeleição, afirmando que o novo mandato permitirá uma consolidação da democracia e da inclusão social no país.

"Em nome da Uniao Europeia apresentamos nossas mais calorosas felicitações por sua reeleição como presidente da República Federativa do Brasil. Desejamos a Dilma todo o êxito no cumprimento da missão que o povo brasileiro lhe confiou de novo", indicaram os líderes em comunicado.

Dilma foi reeleita ontem para mais quatro anos de mandato após as eleições mais disputadas da história do país.

Barroso e Van Rompuy destacaram que a sequência do governo é "uma oportunidade única para consolidar a trajetória inequívoca de construção da democracia e da inclusão social no Brasil, baseada na promoção da igualdade de direitos e de oportunidades, e a estabilidade econômica".

Ambos os líderes comunitários, que estão de saída das instituições que comandam, se mostraram seguros de que seus sucessores trabalharão com o governo de Dilma para ampliar a associação estratégica entre a UE e o Brasil.

O fortalecimento dos laços terá como o objetivo alcançar novas metas que permitam impulsionar o crescimento, a competitividade de ambas as economias e fazer frente aos atuais desafios globais, destacaram os líderes em nota.

"Europa e Brasil compartilham os mesmos valores democráticos e as mesmas aspirações de liberdade, prosperidade, solidaridade e paz", frisaram Barroso e Van Rompuy.

"À medida que aproximamos nossos países, sociedades e economias, estamos criando mais possibilidades de fazer com que estes valores e aspirações sejam uma realidade para todos, seja em nível nacional ou internacional".