Topo

Comissão expressa disposição de ajudar Grécia após vitória do Syriza

26/01/2015 10h43

Bruxelas, 26 jan (EFE).- A Comissão Europeia afirmou nesta segunda-feira que "respeita" e tem disposição de "seguir ajudando" a Grécia nos "desafios" que o país enfrenta, após a vitória da coalizão de esquerda Syriza nas eleições de ontem.

"A Comissão respeita completamente a escolha soberana e democrática do povo grego, estamos preparados para iniciar conversas com o novo governo quando estiver formado", afirmou hoje o porta-voz do Executivo comunitário, Margaritis Schinas, na entrevista coletiva diária do organismo.

"A Grécia fez um progresso notável nos últimos anos e estamos preparados para seguir ajudando a Grécia nos desafios pendentes", acrescentou Schinas na primeira reação do Executivo comunitário diante do resultado eleitoral na Grécia.

A Comissão Europeia, que faz parte da trinca de credores conhecida como Troika, que controla o cumprimento das condições do segundo resgate concedido à Grécia, ainda não há entrou em contato diretamente com o vencedor das eleições, Alexis Tsipras, segundo fontes comunitárias.

As fontes explicaram que a instituição sempre espera receber confirmação formal dos resultados antes de iniciar contatos diretos, por isso prevê parabenizar Tsipras nas próximas horas.

O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, afirmou hoje que não acredita que na zona do euro "exista muito apoio" para um perdão da dívida grega, e que quando o novo governo grego "estiver em andamento", conversará sobre uma possível renegociação do resgate. EFE

mtm/dk