Topo

Navio-escola espanhol chega ao Peru para visita de 5 dias

19/04/2015 01h14

Lima, 18 abr (EFE).- O navio-escola da Marinha da Espanha "Juan Sebastián de Elcano" chegou neste sábado à base naval do Callao para uma visita oficial de cinco dias ao Peru, durante os quais ficará aberto ao público para mostrar a histórica nave que zarpou pela primeira vez há 88 anos.

O comandante da embarcação, Enrique Torres Piñeiro, destacou que "o mais bonito do navio para visitar é que ele é único, pois ninguém pode visitar em sua vida um navio de época, com velas tão grandes porque já passou para a história".

Piñeiro disse à imprensa que a embarcação tem uma dupla função: de formação para os 76 aspirantes a oficiais da Marinha espanhola que viajam nele, e de representação do Estado ao serviço das embaixadas espanholas no mundo.

O navio realizará uma recepção em homenagem às autoridades do Peru e abrirá suas portas ao público nas próximas segunda, terça e quarta-feira na Base Naval do Callao, vizinha a Lima.

O veleiro de quatro mastros chegou ao Peru como parte do cruzeiro de instrução dos futuros oficiais da Marinha, que os levou antes aos portos de Cádiz, Ceuta, las Palmas de Grande Canária (Espanha), Rio de Janeiro, Montevidéu, Punta Arenas e Valparaíso (Chile).

Depois de Callao, o veleiro continuará sua viagem rumo a Veracruz (México), Pensacola e Boston (EUA), antes de retornar à Espanha no dia 13 de julho próximo, segundo detalhou seu comandante.