Topo

Novos ministros gregos tomam posse após reformulação promovida por Tsipras

18/07/2015 06h56

Atenas, 18 jul (EFE).- Os novos ministros do governo da Grécia tomaram posse neste sábado em cerimônia realizada no palácio presidencial, depois de o primeiro-ministro, Alexis Tsipras, ter anunciado ontem uma remodelação que afetou dez membros do gabinete.

Perante a presença do presidente da República, Prokopis Pavlopoulos, e de Tsipras, os novos ministros, vice-ministros e ministros adjuntos assumiram os cargos.

A mudança mais significativa e também mais previsível ocorreu no ministério de Reconstrução Produtiva, Energia e Meio Ambiente.

Payaotis Lafazanis, que fez parte dos 32 deputados do Syriza que votaram contra as reformas na última quarta-feira, foi substituído pelo ex-ministro do Trabalho, Panos Skurletis, um dos colaboradores mais próximos de Tsipras.

"A remodelação se adapta à nova realidade", disse Skurletis à imprensa na chegada ao palácio presidencial.

Yorgos Katrugalos, até então ministro adjunto da Reforma Administrativa, assume o ministério do Trabalho e disse que se compromete a empreender novos desafios "na medida do possível e dentro das condições socialmente justas".

"A questão não é só fechar o acordo (com os sócios europeus), mas como isso será feito", afirmou Katrugalos.

O novo vice-ministro da Defesa, Dimitris Vitsas, destacou que é um período difícil e que o lema do novo governo deve ser "trabalho, trabalho, trabalho".

Já o novo ministro adjunto de Finanças, Trifon Alexiadis, que substitui Nadia Valavani, que renunciou por não concordou com as reformas, afirmou que começa "um esforço muito difícil" porque "o fogo ainda não se apagou", se referindo as negociações ainda pendentes com os sócios.

"São dias críticos para o país. As palavras não servem. O desafio é reverter a situação e que os cidadãos se sintam seguros e protegidos pelo governo do Syriza", disse a nova porta-voz do governo, Olga Gerovasili, que assumiu o posto no lugar de Gavriil Sakellaridis.