Topo

Novas fotos mostram lorde Sewel fumando enquanto usa sutiã laranja

Em Londres (Inglaterra)

27/07/2015 10h49

O jornal britânico "The Sun" publicou nesta segunda-feira (27) fotografias do lorde britânico John Sewel fumando enquanto usa um sutiã laranja e uma jaqueta de couro preta, após a divulgação de imagens no domingo nas quais aparentemente cheira cocaína no peito de uma prostituta.

O jornal sensacionalista divulgou, além disso, um vídeo onde o lorde escocês, que ontem renunciou como vice-presidente da Câmara dos Lordes e presidente da comissão parlamentar sobre conduta e privilégios, dispara contra vários políticos, entre eles o primeiro-ministro britânico, o conservador David Cameron, que é tachado como "superficial".

Cameron disse hoje na Indonésia, onde realiza uma viagem oficial, que as acusações são "muito graves" e é preciso ver se isso permite ao lorde manter sua cadeira vitalícia, enquanto o Partido Trabalhista o expulsou de suas fileiras.

A Polícia Metropolitana de Londres (MET, Scotland Yard) investiga agora John Buttifant Sewel, de 69 anos, depois que o "The Sun on Sunday" publicou ontem escandalosas imagens e um vídeo no qual o político supostamente consome drogas com prostitutas.

A presidente da Câmara dos Lordes, a baronesa Frances D'Souza, pediu uma investigação policial após qualificar de "escandaloso e inaceitável" o comportamento de seu colega.

O comissário encarregado do comportamento entre os lordes, Paul Kernaghan, averiguará se os atos protagonizados por Sewel infringem o regulamento parlamentar.

Em virtude de uma nova legislação aprovada em março e que o próprio Sewel impulsionou, é possível expulsar os lordes do Parlamento por má conduta, um cargo que é designado ou herdado, não eleito nas urnas, e tem caráter vitalício.

Após ter renunciado como vice-presidente da Câmara e presidente da comissão sobre conduta e privilégios dos lordes, várias pessoas pediram hoje que ele deixe também sua cadeira.

Se não for por sua conta, o político deverá comparecer perante a comissão que até agora presidia, que decidirá o castigo, que pode ser o veto por toda vida.

Na gravação divulgada ontem, lorde Sewel, casado e pai de quatro filhos e antigo membro do governo do trabalhista Tony Blair, diz às prostitutas que quer que elas o levem "para um mau caminho".

Além disso, ele comenta com mulheres que cobraram 200 libras (282 euros), segundo indica um cheque também divulgado, que gostaria que elas tivessem levado "uma jovem asiática".

O jornal assegura que a gravação foi realizada no apartamento que Sewel tem no Dolphin Square, no bairro de Westminster, perto da sede da Câmara dos Lordes.