Topo

Primeiro-ministro vence eleições parlamentares no Sri Lanka

18/08/2015 10h02

Colombo, 18 ago (EFE).- O Partido Unido Nacional (UNP) do primeiro-ministro, Ranil Wickremasinghe, foi confirmado nesta terça-feira como vencedor das eleições parlamentares no Sri Lanka ao alcançar 45,66% dos votos, contra 42,4% da Aliança para a Liberdade do Povo Unido (UPFA), do ex-presidente Mahinda Rajapaksa.

O UNP somou 5.098.927 votos, o que se traduz em 93 cadeiras no Legislativo unicameral, frente aos 4.732.669 votos do UPFA, que conseguiu assim 83 dos 196 deputados de eleição direta por distritos, de acordo com a apuração oficial divulgada pelo site da Comissão Eleitoral.

Também conseguiram representação no pleito a Aliança Nacional Tâmil (ITAK), com 14 cadeiras; o marxista Frente de Libertação dos Povos, com quatro; o Congresso Muçulmano, com uma, e o Partido Democrático do Povo de Eelam, que ocupou outra.

O restante das cadeiras até a soma de 225 é designado diretamente pelos partidos com base no resultado em todo o país.

O resultado final confirmou as pesquisas anteriores, que apontavam uma vitória do UNP, que deverá formar governo em coalizão com os partidos minoritários.

Cerca de 15 milhões de pessoas foram convocadas às urnas para escolher o parlamento para os próximos seis anos com uma participação extraoficialmente alta, mas ainda não confirmada pela órgão eleitoral.

Esta é a segunda derrota consecutiva de Rajapaksa, que após governar o país desde 2005 perdeu a presidência em janeiro para Maithripala Sirisena.

O próprio Rajapaksa já tinha aceitado a derrota e afirmou que não fará parte da coalizão de governo, mas que apoiará "as boas políticas" e fará oposição às más.