Topo

Exército israelense fecha estação de rádio do Fatah em Hebron

03/11/2015 08h22

Jerusalém, 3 nov (EFE).- O Exército israelense fechou uma estação de rádio do movimento nacionalista palestino Fatah na cidade cisjordaniana de Hebron, alegando que divulgava incitação e encorajava a atual onda de violência na zona.

"Como parte da luta contra a incitação, o Exército e a Administração Civil lançaram uma operação para fechar a estação de rádio Al Hurria", diz um comunicado militar divulgado hoje.

Segundo a nota, os soldados confiscaram equipamentos de transmissão "para impedir a incitação que causou a onda de violência na zona nas últimas semanas".

O distrito de Hebron é o epicentro atual da onda de violência que começou em 1 de outubro, na qual morreram 73 palestinos (pelo menos a metade atacantes e supostos atacantes) e 10 israelenses.

"No último mês os palestinos realizaram em Hebron 29 ataques (22 esfaqueamentos, 4 atropelamentos e 3 disparos) contra civis e agentes de segurança israelenses", diz o boletim militar.

A agência local "Ma'an" confirmou a incursão israelense e o confisco dos equipamentos eletrônicos da estação.

Al Hurria (Liberdade) se constituiu em 2002 em Gaza sob o guarda do movimento Fatah, que preside Mahmoud Abbas, e foi transferida a Hebron após o Hamas tomar o controle da Faixa em 2007.

Israel, que considera que a emissora encoraja os ataques, encerrou suas transmissões em outras duas ocasiões, em 2002 e em 2008.