Topo

Presidente da Turquia expressa tristeza pela derrubada de caça russo

28/11/2015 13h18

Ancara, 28 nov (EFE).- O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, expressou neste sábado sua tristeza pela derrubada esta semana de um caça russo por um avião turco e desejou que nunca tivesse acontecido este incidente, que estremeceu as relações entre ambos países.

Apesar dessas palavras, Erdogan voltou a defender a atuação do exército turco e reiterou suas críticas à atuação da Rússia na Síria, em discurso perante seus simpatizantes.

"Estamos verdadeiramente tristes por este incidente", afirmou o presidente na cidade de Balikesir, no oeste da Turquia.

"Desejamos que não tivesse acontecido, mas aconteceu. Espero que nunca volte a acontecer algo como isto", acrescentou.

Erdogan repetiu seu desejo de encontrar-se com o presidente russo, Vladimir Putin, para esclarecer mal-entendidos, durante a Cúpula do Clima que começará na segunda-feira em Paris.

Horas antes do discurso de Erdogan, o Ministério das Relações Exteriores da Turquia solicitou a seus cidadãos que não viajem à Rússia, a menos que seja estritamente necessário.

O departamento alerta os viajantes de possíveis "problemas" e lhes solicita que atrasem seus deslocamentos até que a situação "seja esclarecida".

Moscou pede desculpas e compensações de Ancara pela derrubada da aeronave e anunciou que suspenderá a partir de 1º de janeiro de 2016 o regime de isenção de vistos com a Turquia.

Erdogan garantiu ontem que Putin não devia "brincar com fogo" ao apoiar o presidente Bashar al Assad na Síria e bombardear a "oposição moderada", e lembrou que a derrubada aconteceu por uma violação do espaço aéreo turco.