Topo

Rubio afirma que o "vigarista" Trump põe em risco o futuro dos conservadores

02/03/2016 01h02

Miami, 1 mar (EFE).- O senador republicano Marco Rubio acusou o magnata Donald Trump nesta terça-feira de pôr em risco o futuro do movimento conservador nos Estados Unidos, em um ato de campanha antes da divulgação dos resultados das eleições primárias da Super Terça.

Em um comício em Miami, cidade onde nasceu há 44 anos, Rubio lançou todos seus dardos contra Trump, a quem chamou de "vigarista" em várias ocasiões e prometeu "desmascará-lo" no restante da campanha eleitoral.

No entanto, quando o senador de origem cubana se declarava "filho da revolução de Ronald Reagan", um grupo de quatro ou cinco pessoas abriu um cartaz no qual se lia a frase "Você traiu sua comunidade", escrita em inglês.

O grupo foi retirado imediatamente do local sem que pudesse expor seus argumentos.

Rubio, que estava acompanhado de sua esposa Jeanette e seus quatro filhos, continuou com seu discurso, no qual garantiu que seguirá na corrida presidencial após esta Super Terça, na qual não obteve bons resultados.

Trump, por sua vez, conseguiu a vitória nas primárias e caucus em Alabama, Geórgia, Massachusetts, Tennessee e Virgínia, e só foi derrotado por seu outro principal rival, o senador Ted Cruz no Texas e em Oklahoma.

Rubio ressaltou, além disso, que, se chegar à Casa Branca, defenderá a liberdade em Cuba, Venezuela e Nicarágua, e estará do lado de Israel, e prometeu pôr fim ao Obamacare, o seguro de saúde iniciado pelo atual presidente, Barack Obama.

Seus eleitores responderam com aplausos e cantando o nome de Marco às referências à falta de liberdade em Cuba e reagiram com vaias às menções a Obama, a quem Rubio responsabilizou por "o sonho americano estar em grandes problemas".

Segundo as projeções dos resultados parciais, Rubio, de 44 anos e origem cubana, não ganhou em nenhum dos estados em jogo na Super Terça - embora as projeções lhe mostrem com vantagem em Minnesota.

Além de Minnesota, seu melhor desempenho foi na Virgínia, onde está em segundo lugar, atrás de Donald Trump.

Na Flórida, o estado natal de Rubio, as primárias estão convocadas para o dia 15 de março.