Topo

Avião que desapareceu em 1964 ressurge após lago secar na Argentina

Reprodução/rionegro.com.ar
Imagem: Reprodução/rionegro.com.ar

Em Buenos Aires

08/04/2016 15h04

Moradores da cidade de Sarmiento, na província de Chubut, na Patagônia argentina, encontraram no Lago Colhué Huapi, depois da evaporação de suas águas, um avião que sofreu um acidente e desapareceu em 1964, confirmou nesta sexta-feira (8) à Agência Efe Julián Bochatey, membro da equipe do Aeroclub de Sarmiento que trabalha para desenterrá-lo.

Em 19 de outubro de 1964, o Piper Apache Twin Engine caiu no lago com seus quatro ocupantes: o piloto, dois engenheiros e o então chefe de Engenharia da Pan American Energy Argentina, Miguel Sánchez Navarro. Os corpos foram achados pouco tempo depois, mas a aeronave estava sumida até agora.

A evaporação das águas do Colhué Huapi nos últimos anos permitiu que, há poucos dias, Omar Oporto, funcionário de um hotel na região, visse "algo que poderia ser parte" do avião, explicou à Efe Bochatey.

"Era uma história famosa, porque os corpos dos quatro tripulantes apareceram e a aeronave não", explicou.

O lago, que ocupava uma superfície de 800 km², secou quase totalmente devido às secas dos últimos anos e as mudanças climáticas. Embora sempre tenha tido pouca profundidade, as águas eram suficientes para manter o Piper Apache Twin Engine escondido até que recentemente surgiu na superfície uma pequena parte da asa direita.

"Os restos da cabine e dos instrumentos estão bastante destruídos", contou Bochatey, ressaltando que as asas e os motores estão em bom estado, mas que ainda falta muito para conseguir trazer tudo à superfície.