Topo

Polícia desmonta acampamento com 1.615 imigrantes em Paris

02/05/2016 13h56

(Atualiza com o número definitivo de imigrantes desalojados).

Paris, 2 mai (EFE).- A polícia da França desmantelou nesta segunda-feira um acampamento de imigrantes que tinha sido instalado sob as vias de uma estação de metrô elevado de Paris, onde viviam 1.615 pessoas.

É a terceira operação deste tipo nessa mesma região, na parada de Stalingrad, e nesta ocasião começou pouco depois das 6h (1h em Brasília).

A polícia da região de Île de France afirmou em comunicado que levaram as 1.615 pessoas para abrigos, e que 112 "vulneráveis" foram orientadas em direção aos serviços sociais da prefeitura de Paris.

A Prefeitura incidiu em que esta terceira evacuação em menos de dois meses de um lugar sob as vias do metrô no qual os imigrantes viviam "em condições perigosas" fez-se "com tranquilidade".

O governador regional da região, Jean-François Carenco, afirmou que "a França se honra de estender a mão a estes imigrantes e responde assim ao seu dever de fraternidade republicana".

A imprensa local destacou que a maioria dos imigrantes são do Sudão e do Afeganistão.

O acampamento de Stalingrad foi evacuado pela primeira vez em 7 de março e depois no dia 30, e por duas vezes foi levantado de novo após as operações.

Segundo a prefeitura de Île de France, seguindo as instruções do presidente francês, François Hollande, desde 2 de junho do ano passado foram feitas ofertas de alojamento a 8.068 imigrantes.