Topo

Trump acredita que "Brexit" é melhor solução para Reino Unido

06/05/2016 12h47

Washington, 6 mai (EFE).- O pré-candidato do Partido Republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira considerar que a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), conhecida como "Brexit", é a melhor solução para os interesses britânicos.

"Acho que estão melhor sem eles (a UE). É uma opinião pessoal, não estou recomendando. É o que eu penso", afirmou o candidato presidencial em uma entrevista à emissora "Fox News".

Trump, que garantiu conhecer bem o país por ter vários investimentos ali, reiterou que é responsabilidade dos britânicos "tomar sua própria decisão" sobre o futuro de seu vínculo com a União Europeia.

O magnata dos cassinos e hotéis disse que a rejeição à UE se deve a fatores como a imigração, "algo que foi horrível", e pela qual responsabilizou em parte as autoridades comunitárias.

Os promotores do não à UE baseiam alguns de seus argumentos na maneira como os países-membros manejaram o controle fronteiriço, o que, na opinião do magnata novaiorquino, permitiu a chegada de uma onda de imigrantes ao Reino Unido que buscavam se beneficiar de seu estado do bem-estar.

A saída da União Europeia é um tema que divide o Partido Conservador britânico de um modo que se assemelha ao cisma que o partido Republicano dos EUA vive entre o setor tradicional e os políticos populistas, como Trump.

O "establishment" conservador britânico, com o primeiro-ministro David Cameron à frente, defende a permanência na UE com mudanças na relação entre a ilha e o bloco, enquanto políticos como o prefeito de Londres, Boris Johnson, apelidado pela imprensa de "Trump britânico", defendem o "Brexit".