Topo

Mensagens revelam fogo dentro de avião da EgyptAir antes de cair

 Imagem divulgada pelas Forças Armadas do Egito mostra destroços de uma cadeira que pertencia ao Airbus A320 - Forças Armadas do Egito/AP
Imagem divulgada pelas Forças Armadas do Egito mostra destroços de uma cadeira que pertencia ao Airbus A320 Imagem: Forças Armadas do Egito/AP

21/05/2016 04h06Atualizada em 21/05/2016 08h41

Várias mensagens enviadas do avião da EgyptAir que caiu no Mar Mediterrâneo com 66 pessoas a bordo mostram que havia fogo e fumaça dentro da aeronave antes do acidente. A aeronave seguia de Paris, na França, para o Cairo, no Egito.

O sistema de comunicação ACARS, que envia mensagens automáticas ao centro de manutenção e ao fabricante informando sobre o estado do aparelho, "indicava fogo a bordo", revelou o site "The Aviation Herald".

As mensagens mostram que havia "fumaça no banheiro" e também "nos sistemas eletrônicos" do avião antes do acidente da última quinta-feira (19), segundo divulgou o site. Autoridades francesas confirmaram as informações.

O avião da Egyptair caiu no mar efetuando duas voltas bruscas após desaparecer dos radares e perder altitude a uma grande velocidade, sem que até o momento se conheçam as causas da tragédia, por isso não se descarta a possibilidade de um atentado, nem de falha técnica.

O sistema ACARS revelou que às 2h26 locais (21h26 de Brasília da quarta-feira) foi detectada fumaça no banheiro do Airbus A320 e, um minuto depois, o mesmo sistema enviou uma nova mensagem alertando que também havia fumaça proveniente dos sistemas eletrônicos.

A última comunicação enviada do avião foi às 21h29 de Brasília da quarta-feira e o contato foi perdido quatro minutos depois, segundo o "The Aviation Herald".

As Forças Armadas do Egito encontraram ontem algumas peças do avião e restos humanos em uma área no mar situada cerca de 290 quilômetros ao norte da cidade egípcia de Alexandria.

Destroços são encontrados no Mediterrâneo

As operações de busca e resgate continuam e nelas também colaboram equipes de França, Reino Unido, Itália e Grécia, cujo ministro da Defesa, Panos Kamenos, confirmou que os restos de pelo menos "um corpo humano, dois assentos e uma ou várias peças de bagagem" foram encontrados.

Kamenos explicou que os objetos estavam em uma área situada ligeiramente ao sul de onde o A320 desapareceu e que o avião não tinha desviado de sua trajetória de voo prevista.