Inundações na França deixam pelo menos 4 mortos e 24 feridos
Pelo menos quatro pessoas morreram e 24 ficaram feridas desde o começo das inundações que a França tem sofrido nesta semana, informou neste sábado o primeiro-ministro Manuel Valls.
"Temos que lamentar quatro mortes (...) e 24 feridos até este momento", afirmou Valls à imprensa depois de se reunir com o gabinete de crise no Ministério do Interior.
O chefe do Executivo acrescentou que o número de pessoas que tiveram que ser evacuadas como consequência das cheias ultrapassa as 20 mil, sendo 17.500 só na região da Île-de-France, que inclui Paris e seus arredores. O nível de vigilância na cor laranja, o segundo mais alto após o vermelho, está em vigor em 19 departamentos do país: em cinco casos pelas tempestades previstas e em 17 por riscos de inundação.
O primeiro-ministro receberá na segunda-feira no Palácio de Matignon às companhias seguradoras. Na terça-feira, ele manterá "duas reuniões interministeriais". De acordo com Valls, o governo já recebeu pelo menos 300 pedidos de declaração de desastre natural apenas na região Île-de-France.
Por outro lado, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, afirmou depois de se reunir com sua equipe que a situação se estabilizou na capital e que o Sena começa a esvaziar, embora tenha insistido que "é preciso manter a atenção", já que são aguardadas novas tempestades nas próximas horas e dias.
O nível do Rio Sena começou a diminuir nesta manhã de forma muito lenta após alcançar um pico de 6,09 metros às 3h (horário local), segundo o serviço de prevenção de cheias francês, Vigicrues. Seis horas depois de registrar esse máximo, às 9h (horário local), a altura na estação de medição de Austerlitz, em Paris, chegava aos 6,05 metros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.