Topo

Shimon Peres tem sedação reduzida, mas ainda respira com ajuda de aparelhos

O ex-presidente de Israel Shimon Peres - Baz Ratner/ Reuters
O ex-presidente de Israel Shimon Peres Imagem: Baz Ratner/ Reuters

Em Jerusalém

18/09/2016 09h48

 O ex-presidente de Israel e Prêmio Nobel da Paz Shimon Peres permanece neste domingo (18) com quadro de saúde estável na unidade de terapia intensiva de um hospital nos arredores de Tel Aviv após o derrame que sofreu na última terça-feira.

Durante a manhã, os médicos realizaram exames para analisar o alcance dos danos provocados pelo derrame e decidiram diminuir as doses de sedação que lhe administravam até agora, segundo a imprensa local, que também disse que o ex-líder israelense, de 93 anos e afastado da política desde 2014, continua respirando com a ajuda de aparelhos.

Após o primeiro dia de internação, no qual as dúvidas sobre se Peres resistiria foram maiores, os médicos mostraram um otimismo reservado e hoje disseram que não houve um agravamento de sua situação, informou o portal de notícias "Ynet".

Peres, um dos artífices dos Acordos de Oslo, recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1994, conjuntamente com o então premiê israelense, Yitzhak Rabin, e o presidente palestino Yasser Arafat, ambos falecidos.

Último político vivo da geração dos pais fundadores de Israel, o trabalhista Peres ocupou ministérios em vários governos, foi primeiro-ministro em algumas ocasiões e presidiu o Estado hebreu de 2007 a 2014.

Aos 93 anos, permanece sendo uma figura muito ativa, através de seu Centro Peres para a Paz, que promove a convivência entre judeus e árabes.

Presente na cena política desde a criação de Israel, em 1948, Peres confessou que o segredo de sua longevidade é fazer exercício diariamente, comer pouco e beber um ou dois copos de um bom vinho.

A internação de Peres coincide com uma etapa sombria no processo de paz entre israelenses e palestinos, pelo qual tanto lutou: não há perspectiva de solução a vista e a ideia de que os Acordos de Oslo estão sepultados ganha força.