Topo

Seul e Washington iniciam manobras navais, entre grande tensão com Pyongyang

10/10/2016 00h01

Seul, 10 out (EFE).- Coreia do Sul e Estados Unidos iniciaram nesta segunda-feira manobras navais em um momento de especial tensão na península coreana, perante a possibilidade de que o regime da Coreia do Norte realize estes dias em testes de armas para comemorar o aniversário de seu partido único.

Nestes exercícios, que se entendem como uma exibição de força perante Pyongyang e se realizam simultaneamente nos Mares do Leste e do Oeste (Mar Amarelo e Mar do Japão), participa o Ronald Reagan, porta-aviões americano de propulsão nuclear da classe Nimitz, detalhou o Exército sul-coreano em comunicado.

"O exercício 'Espírito invencível' pretende mostrar o compromisso dos aliados para responder às incansáveis provocações do Norte e melhorar sua interoperabilidade marítima", explicou o texto.

Além do Ronald Reagan, os aliados devem mobilizar dúzias de navios e submarinos que incluem destróieres da classe Ticonderoga, equipado com sistemas de mísseis de cruzeiro Aegis, além de aviões de vigilância marítima P-3 e P-8, helicópteros Apache e caças FA-18C.

O exercício pretende simular o ataque a comandos especiais norte-coreanos integrados por submarinos e aeronaves que estariam tentando se infiltrar em águas da Coreia do Sul.