Topo

Milhares tailandeses cantam hino real para lembrar falecido monarca

22/10/2016 06h16

Bangcoc, 22 out (EFE).- Milhares de tailandeses estão reunidos neste sábado na esplanada de Sanam Luang, em frente ao Grande Palácio de Bangcoc, para entoar o hino da monarquia da Tailândia em lembrança do falecido rei, Bhumibol Adulyadej.

O monarca morreu no último dia 13, aos 88 anos, no hospital Siriraj, na capital tailandesa, onde passou longas temporadas internado devido seu delicado estado de saúde.

De acordo com a Administração da capital, são aguardadas até 100 mil pessoas ao longo do dia para participar do evento, onde foi implantado um forte esquema de segurança para controlar o fluxo de pessoas.

Os presentes, muitos deles levando fotografias do monarca, cantam a música "Sansoen Phra Barami" (hino real da Tailândia) durante sucessivas rodadas ao longo do dia.

Os cânticos, que começaram às 13h (hora local) e terminarão às 22h (hora local), estão sendo filmados pelo diretor tailandês Chatrichalerm Yukol e acompanhados pela melodia interpretada pela Orquestra Filarmônica de Siyam.

Bhumibol, que era o decano dos chefes de estado do mundo depois de sete décadas no trono, é o único rei ter conhecido a maioria dos tailandeses, que o tinham como um ser quase divino, símbolo de unidade e guia da nação.