Topo

Trump diz que "algo pode acontecer" sobre posição dos EUA no Acordo de Paris

13/07/2017 15h30

Paris, 13 jul (EFE).- O presidente da França, Emmanuel Macron, defendeu nesta quinta-feira a aplicação do Acordo de Paris contra a mudança climática e recebeu como resposta do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que visita a capital francesa, que "algo pode acontecer" em relação à posição americana sobre a questão.

"Veremos o que pode ocorrer, mas conversaremos quando chegar o momento. Se ocorrer, seria algo maravilhoso, se nada ocorrer, tudo estará certo também", disse Trump em uma entrevista coletiva conjunta com Macron.

O presidente francês disse respeitar a decisão de Trump de retirar os EUA do Acordo de Paris e destacou que, apesar dessa divergência, a sintonia com o republicano é total em temas como comércio, segurança, luta contra o terrorismo e sobre a necessidade de uma estabilidade no Oriente Médio, na Líbia e no Sahel.

Macron avaliou que é preciso deixar que os EUA trabalhem na construção de seu próprio caminho e revelou que, apesar de não haver uma mudança "repentina e inesperada" dos americanos, acredita que há uma vontade compartilhada para continuar trabalhando para encontrar o melhor acordo possível.

Para o presidente da França, as discordâncias entre ele e Trump estão ligadas às promessas de campanha do americano, especialmente no que se refere ao Acordo de Paris. No entanto, essa divergência não deve impedir que os dois países dialoguem em outros assuntos.

Macron recebeu Trump hoje, com honras militares, no Palácio dos Inválidos, dando início a uma visita oficial do presidente dos EUA à França. Após um jantar na noite de hoje no restaurante Jules Verne da Torre Eiffel, amanhã Trump estará presente no desfile da Festa Nacional da França, que neste ano comemora o centenário da entrada das tropas americanas na Primeira Guerra Mundial.