Topo

Esse conteúdo é antigo

Imagens de satélite mostram danos em hangares de base atacada pelo Irã

Imagens de satélite divulgadas pela Planet Labs mostram a base aérea do Iraque, que abriga tropas americanas, alvo de ataques pelo Irã - HO/Planet Labs Inc/AFP
Imagens de satélite divulgadas pela Planet Labs mostram a base aérea do Iraque, que abriga tropas americanas, alvo de ataques pelo Irã Imagem: HO/Planet Labs Inc/AFP

08/01/2020 17h09

Washington, 8 jan (EFE) — Imagens feitas por satélite mostram danos significativos em edifícios da base aérea Al Asad no Iraque, que abriga tropas americanas e foi atacada ontem à noite pelo Irã, no que os analistas dizem que poderiam ser hangares e locais em que equipamentos eram guardados.

Nas fotografias, tiradas pela empresa americana Planet e fornecidas à Agência Efe pelo Instituto de Estudos Internacionais de Middlebury (Monterey, Califórnia), pode-se ver que pelo menos cinco instalações foram danificadas pelo ataque à base, localizada na província iraquiana de Al Anbar, no oeste do país. Até o momento, o Pentágono ainda não publicou imagens próprias.

O especialista David Schmerler, do Instituto de Estudos Internacionais de Middlebury, disse à emissora pública de rádio dos EUA "NPR" que os edifícios afetados pelo ataque parecem ter sido usados para armazenar aviões.

"Há outras estruturas na área de base que seriam exclusivas das pessoas, por isso eles (iranianos) podem ter tentado atingir locais com equipamentos em vez de pessoas", afirmou o especialista.

Em discurso à nação hoje, o presidente americano, Donald Trump, disse que não houve fatalidades e que os danos materiais foram mínimos nos ataques com mísseis balísticos a duas bases em território iraquiano.

O ataque de ontem representa a primeira resposta de Teerã ao assassinato do general Qassem Soleimani, na última sexta-feira, em uma operação americana com drone perto do aeroporto de Bagdá.